Programação sujeita a alterações
25/fev, terça-feira
13h30 Recepção e Credenciamento
Todos os Painéis com mediação profissional

Christiane Pelajo

Jornalista âncora da CNBC

14h00 Painel de Abertura

As perspectivas e tendências para o Brasil e para o setor de meios eletrônicos de pagamento nos próximos anos.

  • Qual a expectativa da ABECS para o mercado de MEP no ano de 2025? Quais os grandes desafios do setor?
  • Como os cartões podem obter a principalidade diante do Pix, que fica cada vez mais parecido com o cartão?
  • Ainda há espaço para um redesenho do “parcelado sem juros” após o amplo debate ocorrido no ano de 2023?
  • O conceito de embeded finance ganha cada vez mais relevância. Qual a importância desse movimento para o mercado financeiro e como ele impacta os diferentes ecossistemas?
  • O Pix está trazendo mudanças significativas no setor de pagamentos. Como o mercado de adquirência pode se adaptar a essas transformações e quais oportunidades o Pix representa para empresas e consumidores.
  • De que maneira o Drex pode contribuir para a digitalização dos meios de pagamento e inclusão social. Cite exemplos.
  • Quais as Perspectivas econômicas para o Brasil para 2025?
  • Como o cenário internacional pode impactar o desempenho da nossa economia?
  • O que é necessário para modernizar o país? Quais as reformas mais urgentes?
Adolfo Sachsida

Economista, Ex-Ministro e 
ex-Secretário de Política Econômica

Antonio Freixo

CEO Entrepay, sócio-proprietário Grupo Entre

Giancarlo Greco

Presidente da Abecs e CEO da Elo

15h00 Painel de Discussão

Novas tecnologias e funcionalidades em meios eletrônicos de pagamento. O que esperar do futuro do setor?

  • Como a Inteligência artificial poderá contribuir para o setor de meios eletrônicos de pagamento? Dê exemplos.
  • Quais as dificuldades de integrar essas novas tecnologias com sistemas legados. Os bancos que já nasceram digitais levam vantagens?
  • Em que patamar está o Brasil em relação ao resto do mundo em termos de IA?
  • Em que estágio estamos no tema Open Finance? E qual a real contribuição esperada? E quais os próximos passos?
  • E os Super Apps? Até que ponto são relevantes na jornada do cliente? Faz sentido um App exclusivo para cartões?
  • Como as bandeiras se posicionam frente aos novos desafios do setor de MEP?
  • Transações instantâneas (ex. Pix) estão sendo implantadas em diversos países do mundo, muitas vezes administradas pelos governos. Quais problemas gerados por isso? Como as bandeiras podem ajudar nesse processo.
  • Como inserir os clientes de todas as rendas e segmentos neste novo ambiente protagonizado por intensas inovações tecnológicas?
Fernando Bacchin

Diretor de Produtos Transacionais do Banco Inter

Gustavo de Sousa Santos

Sócio e Diretor do Banco Santander

Marco Cury Chain

Diretor de Banking Produtos do Banco Pan

Nuno Lopes Alves

CEO Visa do Brasil

Raul Moreira

Presidente do Conselho de Administração do Banco Original

16h00 Coffee Break
16h30 Painel de Discussão

A Jornada da Principalidade – em cartões de crédito, em credenciadoras, em bandeiras, em empresas de fidelidade.

  • Pesquisas apontam que os brasileiros se relacionam simultaneamente com diversas instituições financeiras, cartões de crédito e programas de multifidelidade. O que é decisivo para obter a principalidade do cliente?
  • O que é mais relevante para engajar clientes da baixa renda? E da alta renda?
  • Já chegamos num momento semelhante ao mercado americano em que os emissores disputam a preferência do mesmo cliente? Como isso se dá nas diferentes faixas de renda?
  • Após muitos anos de transformações, o mercado de credenciamento alcança um novo momento marcado por alta competitividade, margens bem abaixo do que já foram no passado e um grande número de players de nicho. Como ser o principal fornecedor e manter o cliente fiel?
  • Como as bandeiras podem se diferenciar para conquistar principalidade junto aos clientes?
  • Como as bandeiras podem ajudar os emissores nesse processo de obter principalidade?
  • O que fazer para melhorar a percepção dos clientes sobre os Programas de Fidelidade?
Lessandro Werner Thomaz

Superintendente Nacional da Estratégia de Cartões da Caixa

Marcelo Tangioni

Presidente da Mastercard Brasil

Martin Holdschimidt

Diretor Geral da LATAM Pass Brasil

Pedro Coutinho

CEO da SafraPay

Rubens Fogli

Diretor de Pagamentos do Itaú Unibanco

17h30 Painel de Discussão

Os desafios do Mercado de Cartões de Benefícios frente às mudanças regulatórias

  • Qual a importância do PAT para trabalhadores, empresas e sociedade? O que poderia ser aprimorado no Programa?
  • Como a interoperabilidade e portabilidade podem mudar a dinâmica de competitividade?
  • Em que estágio das mudanças nos encontramos atualmente?
  • Quem perde e quem ganha com as novas regras?
  • Em que horizonte de tempo pode se esperar a implantação plena da nova regulação?
  • Qual é o impacto esperado das mudanças nas condições de alimentação dos trabalhadores?
  • Existem pontos de atenção a serem considerados com as novas regras?
  • A interoperabilidade é melhor do que o arranjo aberto atualmente usado por algumas empresas do setor?
  • Quem deve regular o tema? Banco Central, Ministério do Trabalho ou outro órgão?
  • A interoperabilidade e a portabilidade podem contribuir para a redução dos preços?
Aline Pereira

Diretora Executiva do Sem Parar Empresas

Camila Nakata

Gerente de Relações Institucionais da Pluxee

Marcio Alencar

CEO da Alelo

Simone Marques

CEO da VR

Thomas Pillet

CEO da Up Brasil

18h30 COQUETEL e LANÇAMENTO do Relatório Anual de MEP 2025

21h00 Encerramento