Manual de Lançamento de Cartões


Aspectos relevantes a serem observados no lançamento e rentabilização
de um cartão.

Relatório de 200 páginas e uma apresentação com duração de 4 horas para discussão dos conceitos e benchmarking do mercado.

     

O PRODUTO INCLUI

  • Uma via impressa do relatório abordando todos os tópicos descritos abaixo;
  • Uma apresentação de 4 horas para um grupo de até 10 pessoas da empresa contratante para discussão dos principais conceitos do Manual.

 

Principais temas abordados:

  • A História dos Cartões no Brasil;
  • Integrantes do sistema e principais tipos de cartões;
  • A evolução do mercado, market share e principais indicadores;
  • As parcerias bancos & varejistas e os modelos de negócio possíveis: Tarifação/ Profit Sharing / Sociedade;
  • Os bancos mais atuantes em parcerias e seus principais projetos;
  • O papel das bandeiras de aceitação global;
  • Os diferenciais competitivos das principais processadoras;
  • Os principais processos: Emissão de cartões, Autorização, Faturamento, Atendimento a clientes, gestão de limites, cobrança;
  • Marketing, Gestão de Portfolio e Preços: ciclo de vida do produto, régua de ativação da conta nova, gestão de limites, cartões adicionais, segunda bandeira, up-grade de versões, seguros etc;
  • Programas de Fidelização: cases de sucesso no Brasil e Exterior;
  • A Dinâmica de Lucro de um produto (cartão de crédito, híbrido e private label);
  • Estudo especial: Comparativo da rentabilidade entre “transactor” e “revolver” num horizonte de 10 anos.

 

Principais indicadores para benchmarking:

  • % de ativação dos cartões por segmento: supermercado, vestuário, eletroeletrônico, postos de gasolina, farmácia, automóveis, cias aéreas, material de construção;
  • % das vendas dos varejistas realizadas com cartão próprio por segmento;
  • Gasto por cartão por ano por segmento;
  • Taxas de aprovação de crédito de acordo com canal de venda: loja, telemarketing, mala direta, stand de vendas, internet;
  • Custo de venda por canal de venda;
  • % de ativação da conta nova por canal de venda;
  • Distribuição das compras por tipo de transação: à vista, parcelado lojista, parcelado emissor, saques emergenciais;
  • Taxa de aprovação das autorizações por versão de cartão: doméstico, internacional, gold, platinum;
  • Taxas de rolagem por atraso: 1 a 30 dias, 31 a 60 dias, 61 a 90 dias, 91 a 120 dias, 121 a 150 dias;
  • Atendimento a clientes: % de abandono, % de retenção na ura, % de derivação para atendimento humano.