Programação

 8h00
Credenciamento e Entrega de Material
   
 8h45
Boas Vindas aos Participantes
    José Antonio Camargo de Carvalho (JACC), Sócio-Diretor da CardMonitor
   
 9h00
PAINEL: Os desafios dos PRÉ-PAGOS de uso geral.
   
Antonio Jorge C. Bueno (GSPP)
João Pedro Paro Neto (ABECS – MasterCard)
Raul Moreira (ABECS – Banco do Brasil)
Roberto Josuá (Conductor – ACG)
Rubén Osta (ABECS – Visa)
    No primeiro evento pós-regulamentação vamos discutir como os players estão digerindo as novas medidas.

  • A nova regulamentação incentiva ou inibe o surgimento de novos players no setor?
  • Qual é o papel dos players de nicho nesse mercado? E dos grandes bancos?
  • Quem é o cliente do pré-pago de uso geral?
  • Quais são os canais de venda para atingir esse público? Parcerias, agências etc…
  • Como desenvolver um produto atrativo para o emissor sem onerar demais o portador?
  • O que podemos aprender com as experiências internacionais de países que já tem esse produto consolidado?
   
10h15
Coffee Break
   
10h45
PAINEL: A Economia, o Crédito e o Mercado de Cartões.
   
Fabio Fontaínha (ABECS – Citibank)
Maílson da Nóbrega (Tendências Consultoria)
Marcelo Noronha (ABECS – Bradesco)
Marcos Magalhães (ABECS – Itaú)
Ricardo Loureiro (Serasa Experian)
    ABERTURA: Maílson da Nóbrega (30 min):

  • O que desandou na economia?
  • O que fazer para voltarmos a crescer sustentadamente e resgatar a confiança dos empresários nacionais e internacionais?
  • Em que horizonte de prazo isso seria possível?

PAINEL:

  • Como está sendo a adesão de instituições e clientes ao Cadastro Positivo?
  • O que poderia acelerar esse processo?
  • Quais as perspectivas para o crédito no Brasil?
  • O que fazer para que o cartão seja usado intensamente como instrumento de crédito?
  • O grande desafio seria caminharmos para um modelo semelhante ao americano com juros baixos e alto volume de financiamento no cartão. Qual o caminho a ser percorrido para chegar lá e em que horizonte de tempo? Dá para fazer isso sem perder dinheiro no curto prazo?
  • Em 2013 o mercado reduziu o ritmo de aquisição de novos clientes. Os bancos estão mais restritivos na concessão de crédito? Isso é uma tendência?
  • Quais as perspectivas para o setor em 2014/2015?
   
12h30
Almoço
    Espaço para networking


14h10
PAINEL: O novo momento dos Programas de Fidelização.
   
Ana P. Lapa (HSBC)
André De Stefani Gonçalves (Ipiranga)
Gabriel Ferreira (BV Financeira)
Leonel Andrade (Smiles)
Roberto Medeiros (Multiplus)
    Os bancos estão com pressão nas margens e buscando maior eficiência. Por outro lado os clientes estão cada vez mais exigentes e demandando forte reciprocidade em seus cartões. Como equacionar essa questão?

  • Vários emissores estão criando possibilidade de resgate de brindes, inclusive passagens, direto de seus programas. O cliente ganha com isso? A ideia seria oferecer uma relação de pontos por brinde resgatado mais atraente para os clientes ou simplesmente reduzir o custo do emissor?
  • O NPS dos cartões de baixa renda é significativamente inferior ao observado na alta renda. Programas de fidelidade estão altamente correlacionados com o NPS. É possível desenvolver produtos tão atrativos para a baixa renda quanto para a alta renda?
  • Na Pesquisa de Satisfação de Clientes portadores de Cartões realizada anualmente pela CardMonitor e Instituto Medida Certa, detectamos que homens e mulheres tem percepções bastante diferenciadas sobre o cartão. Porque são tratados da mesma forma em termos de produtos e comunicação? Há oportunidades nessa área?
  • Pela nova regulamentação das tarifas implantada em 2011, os clientes dos cartões não pagam nada para participar dos programas de fidelização. É possível quebrar paradigmas a achar alternativas para prestar um melhor serviço? Estaria disposto o cliente a pagar uma mensalidade para acumular milhas e ter determinados privilégios como no Club Smiles ou Credicard Exclusive?
  • O que funciona melhor, ter um programa estruturado de pontuação ou trabalhar com promoções pontuais ao longo do ano?
  • Programa de fidelidade traz resultado efetivo? Ou só existe porque todo mundo tem? E o cash back, tem seu público?
   
15h30
PAINEL: Os caminhos do negócio de credenciamento.
   
Cassius Schymura (ABECS – Santander)
Carlos Alberto Carneiro Moreira Jr. (ABECS – Caixa)
Milton Maluhy (ABECS – REDE / Itaú)
Dilson Ribeiro (Cielo)
   
  • É possível imaginar o total compartilhamento de Redes até o final de 2014?
  • A intervenção governamental nas margens e modelo de precificação dos adquirentes que temos observado na Europa pode vir a acontecer também no Brasil?
  • Temos atualmente 7 adquirentes. Qual as perspectivas para esse negócio daqui a alguns anos?
  • A nova legislação favorece o surgimento de novos players? Sub-adquirentes poderão se tornar adquirentes?
  • Ter o business de adquirência junto com o business de Banco PJ traz vantagens competitivas?
  • A tarifa fixa pode ser um diferencial competitivo para um novo entrante?
  • Como os adquirentes estão se preparando para o mobile payment
   
17h00
Coquetel de Encerramento