Programação

 8h00
Credenciamento e Entrega de Material
   
 8h30
Boas Vindas aos Participantes
    José Antonio Camargo de Carvalho (JACC), Sócio-Diretor da CardMonitor
   
 8h45
ABERTURA: A percepção dos clientes sobre os programas de fidelidade - Dados das Pesquisa Nacional de Cartões de Crédito
    Ivan Daibert, Sócio-Diretor do Instituto Medida Certa
   
 9h05
PAINEL: Os desafios dos Programas de Fidelidade no cenário atual.
    Mário Ferreira Neto, Diretor Executivo de Cartões e Seguros de Caixa
Fernando Pantaleão, Head de Produtos e Serviços do HSBC Retail Banking p/ Am. Latina
Flávio Vargas, Diretor do Programa de Relacionamento Smiles
Christiane Pelajo, mediadora
   

Os programas de fidelidade foram aprimorados e incrementados pelos emissores de cartões ao longo dos últimos anos. Em paralelo, clientes cada vez mais exigentes, demandam mais reciprocidades de seus cartões e não se mostram plenamente satisfeitos. Programas de coalizão ganham força e oferecem várias alternativas às tradicionais milhas aéreas.

  • O que fazer para os clientes ficarem plenamente satisfeitos com os programas dos cartões?
  • Temos visto diversos modelos de programas: próprios dos emissores ou terceirizados (totalmente ou parcialmente) com empresas de multifidelidade como Multiplus e Dotz. Quais as vantagens e desvantagens de cada modelo?
  • Temos visto diversas ações de incentivo à transferência de pontos do cartão para os programas de multifidelidade. Isso é vantajoso para o cliente, emissor?
  • O que fazer para o cliente ver valor em outros prêmios além das tradicionais passagens aéreas?
  • É possível diminuir as restrições no resgate de passagens e melhorar a satisfação dos clientes com os programas.
  • Quais as perspectivas para os programas de fidelidade diante de uma possível redução de margens na indústria de cartões?
  • Como está o processo de transformação do Smiles em um programa de multifidelidade?
   
10h15
Coffee Break
   
10h45
PAINEL: O ambiente político-econômico e sua influencia no mercado de cartões.
    Gustavo Loyola, ex-Presidente do Banco Central e sócio da Consultoria Tendências
Fernando Teles, Diretor de Negócios do Itaú Unibanco
Marcelo Noronha, Diretor Executivo do Bradesco
Ricardo Loureiro, Presidente da Serasa Experian e Chairman da Experian Am Latina
Christiane Pelajo, mediadora
   
  • A conjuntura econômica internacional
  • A importância do crédito como propulsor do crescimento e inclusão social
  • O endividamento/comprometimento da renda das famílias chegou ao limite?
  • Será que o modelo de incentivo ao consumo usado no passado se esgotou?
  • É viável a redução dos juros "por decreto"?
  • O cenário de juros mais baixos deverá acelerar a ampla utilização do Cadastro Positivo?
  • Uma vez que algumas parcerias com varejistas estão sendo revistas ou até encerradas, qual seria o caminho para os Bancos chegarem ao público de renda mais baixa?
  • No cenário de spreads menores os Bancos poderão ser mais restritivos na concessão de crédito?
  • Quais os desafios para os emissores em 2013/2014?
   
12h00
Almoço
    Espaço para networking
14h00
PAINEL: Tendências para o setor no curto-prazo: 2013/2014.
    Antonio Castilho, Presidente da Elavon no Brasil
Arquimedes Salles, Diretor de Produtos e Serviços da Marisa
Raul Moreira, Diretor de Cartões do Banco do Brasil
Rubén Osta, Diretor Geral da Visa do Brasil
Christiane Pelajo, mediadora
   
  • As oportunidades que a Copa e Olimpíadas propiciam para as bandeiras, emissores e adquirentes.
  • Os grandes emissores vão liderar a expansão do mercado de cartões pré-pagos de uso geral ou serão emissores de nicho que vão se interessar por esse produto? Quais são os investimentos das bandeiras para disseminar a cultura de pré-pagos no Brasil?
  • Quais os desafios para emissores com o cenário de juros mais baixos?
    Inadimplência: qual a perspectiva para 2013
  • Parcerias com varejistas.... Qual o segredo do sucesso?
  • O varejo sobrevive sem o parcelado sem juros?
  • Quais os desafios para as bandeiras globais diante estruturação das bandeiras nacionais de ampla aceitação (ex. Elo, Hipercard, Cabal, GoodCard).
  • Após a acomodação do pricing, o que esperar para os próximos anos no setor de adquirência?
  • Você acredita que em 2013 o compartilhamento de POS vai se ampliar? (ex. Redecard aceitar Amex e elo; Cielo aceitar Hipercard; Santander e Banrisul aceitar todas bandeiras)
   
15h30
Coffee Break
   
16h00
PAINEL: O futuro dos meios de pagamento diante das novas tecnologias.
    Maurício Romão, Diretor de Serviços Financeiros da Vivo
Marcos Etchegoyen, Presidente & CEO da MFS
Percival Jatobá, Diretor Executivo Sênior de Produtos da Visa do Brasil
Gastão Mattos, Presidente da Braspag – mediador
   
  • Como se dará a atuação dos principais agentes: bancos emissores, bandeiras, teles, adquirentes e desenvolvedores de tecnologia?
  • Qual o papel das empresas de tecnologia como Google, Apple e Microsoft?
  • Qual o papel dos facilitadores de pagamento (ex. PayPal) nesse processo?
  • Porque o celular-carteira ainda não decolou?
  • A regulamentação do mobile payment poderia acelerar a sua implementação?
  • O Brasil pode liderar esse processo? Os eventos esportivos podem acelerar o processo?
  • O que falta para evoluir dos testes para a ampla utilização do mobile payment no Brasil?
  • O Mobile Payment vai trazer uma quantidade expressiva de transações incrementais para o setor de meios eletrônicos de pagamento a ponto de justificar os investimentos necessários?
   
17h15
Encerramento Previsto